A Plataforma BEM-TE-VI
A Plataforma BEM-TE-VI tem por objetivo prestar serviços que agregam diversas iniciativas e soluções voltadas ao público-alvo de pessoas com deficiência. O nome BEM-TE-VI vem do acrônimo inspirado no título da proposta: Inovação para o BEM-estar por meio de TEcnologias que permitem pessoas com deficiência VIver sem limites. Nesse sentido, a plataforma servirá de vitrine para diversas iniciativas capazes de aproximar a universidade de setores produtivos do mercado, integrando suas atividades por meio de um eixo constituído pelo trinômio ensino-pesquisa-mercado.
A Plataforma surge como iniciativa do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI). Desde a sua criação, em 2011, reuniu recursos humanos, experiências e tradição para agora fazer interlocução direta com os setores produtivos dentro do ecossistema de inovação do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da Universidade de Brasília. É coordenada pelo Professor Dr. Emerson Fachin-Martins e pela Professora Profa. Dra. Cláudia Patricia Ochoa Diaz – ambos com vínculo permanente na UnB.
Possui financiamento advindo de projeto encomendado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), decorrente de repasse de recursos articulados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desde 2011 valora a experiência do NTAAI obtida ao longo dos anos para inovar em tecnologias que contribuem para o bem-estar de pessoas com deficiência. Outros financiamentos em vias de contratação pela FINEP e FAPDF estão em andamento e serão coordenados pelos colaboradores na Plataforma.
A Plataforma está separada em seções que permitem ao usuário navegar segundo quatro grandes áreas do projeto: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Em cada uma delas, será possível observar as seguintes propostas: disciplinas voltadas ao ensino e difusão dos trabalhos com tecnologia assistiva e outras tecnologias em saúde (Health Tec), bem como Tecnologias de Informação e Comunicação destinadas à assistência remota (Telehealth) e aprimoramento de Sistemas de Informação em Saúde.
Nas universidades parceiras pelo Brasil, serão implantadas e consolidadas linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com recursos captados para fomentar a inovação tecnológica tanto por meio de produtos como por plano de negócios e empreendedorismo. Na extensão universitária, serão executados projetos de interação com a comunidade, pensados para promover o bem-estar de pessoas com deficiência nos mais diversos ambientes, sejam eles físicos ou virtuais, prestando assistência especializada e inovando em produtos e serviços destinados a este público.
MISSÃO
Conectar – via inovação tecnológica – academia e setor produtivo por meio da transferência do conhecimento obtido em projetos pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, favorecendo a prontidão tecnológica de produtos e serviços inovadores capazes de proporcionar bem-estar a pessoas com deficiência, bem como a pessoas com mobilidade reduzida.
VISÃO
Promover soluções tecnológicas voltadas às necessidades e problemas enfrentados por pessoas com deficiência para alcançar independência, autonomia e qualidade de vida.
VALORES
Colaboração: Favorecer um ambiente de colaboração e de troca de ideias que estimulem a criação ou aprimoramento de soluções inovadoras;
Assistência ao usuário: criar ações que garantam um acompanhamento do usuário da tecnologia e/ou solução proposta de forma a garantir um uso adequado;
Compromisso com a excelência.
Prof. Dr. Emerson Fachin Martins
Coordenador-Geral
Fisioterapeuta que promove o bem-estar de pessoas, educador que forma fisioterapeutas biopsicossociais que decidem baseados em evidências, pesquisador que produz conhecimento nas ciências da saúde, humanas, exatas e tecnológicas para aprimorar as interfaces corpo-máquina com vistas em inovar dispositivos para assistência de longa permanência, bem como para aprimorar o diagnóstico e intervenção em saúde e favorecer a assistência remota (telessaúde). Líder do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação e Professor Associado no curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília. Estuda Engenharia Mecatrônica para complementar sua formação.
Profa. Dra. Cláudia Patricia Ochoa Diaz
Vice-Coordenadora
É professora do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade de Brasília, Faculdade Gama (FGA). Possui doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação pela Universidade de Brasília (2015) e mestrado em Sistemas Mecatrônicos pela mesma instituição (2010). Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Industrial de Santander (2006). É coordenadora do Laboratório de Robótica e Sistema de Controle (LARSIS) da FGA. Desde 2022 atua como pró-coordenadora de gestão na plataforma tecnológica BEM-TE-VI, que tem por objetivo prestar serviços que agregam diversas iniciativas e soluções voltadas ao público-alvo de pessoas com deficiência.
Pró-Coordenador/a:
Laura Davison Mangilli Toni
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0243895266260847
Divisão de Ensino e Extensão:
Nome
Lattes:
Unidade de Ensino
Nome
Lattes:
Unidade de Extensão
Nome
Lattes:
Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento:
Nome
Lattes:
Unidade de Gestão de Núcleos e Grupos de Pesquisa:
Ana Cristina de Jesus Alves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2297232372201541
Unidade de Gestão de Infraestruturas de PD&I:
Nome
Lattes:
Unidade de Apoio à Divulgação e Produção Científica e Tecnológica:
Nome
Lattes:
A Pró-Coordenadoria de Gestão e Comunicação tem por objetivo apoiar a gestão administrativa da Plataforma Tecnológica BEM-TE-VI, assim como pensar estrategicamente as ações de comunicação e divulgação das ações desenvolvidas internamente e pela rede de colaboradores.
Pró-Coordenador/a:
Cybele Bueno Rocha Rodrigues de Faria
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3678187057033895
Divisão de Gestão
Vinícius Pereira Gomes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5125565000448052
Divisão de Comunicação
Eduarda Coutinho da Silva Monte
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7492877588510124
Divisão de Inovação
Victor Seabra Dornas
A Pró-Coordenadoria de Parcerias e Recursos tem por objetivo formalizar parcerias internas e externas à Plataforma BEM-TE-VI (PBTV) para captação de recursos financeiros com o intuito de subsidiar os projetos e ações da mesma.
As principais atividades desenvolvidas são:
- Instituir equipe de busca ativa de editais na área de Educação, Tecnologias e Saúde;
- Articular matriz organizacional para gestão de recursos;
- Viabilizar execução de recursos e projetos da BTV;
- Busca ativa de projetos externos para promoção de ações vinculadas à BTV;
- Busca ativa de parceiros externos para doação de recurso voltados à BTV.
Pró-Coordenador/a:
Carlos Viana
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7624815020414910
Plataforma Tecnológica BEM-TE-VI
Universidade de Brasília
Campus Darcy Ribeiro, Edifício PCTec-1
CEP: 70.904-970 – Brasília/DF, Brasil