As Pró-Coordenadorias são responsáveis por concretizar as ideias pensadas para a sustentação e o sucesso da Plataforma BEM-TE-VI. Principalmente por meio delas, a Plataforma poderá oferecer serviços, realizar a conexão ensino-pesquisa-mercado tão almejada pelos seus idealizadores e poderá servir de vitrine para iniciativas parceiras e de inspiração para outros projetos que trabalhem temas como: assistência, inclusão, diversidade, acessibilidade, dentre outros. Cada pró-Coordenadoria possui uma seção para melhor detalhar as atividades correlatas.

  

São elas:

 


 

Pró-Coordenação de Ensino

 

A Pró-Coordenadoria de Ensino é responsável pela difusão de conhecimentos e boas práticas universitárias relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias assistivas dentro da sala de aula, observando não apenas a interação com estudantes, mas também a interação entre professores de diferentes Instituições de Ensino Superior - IES. Seu principal objetivo é a difusão e, no âmbito de suas atividades, constará a oferta de disciplinas sobre os mais variados assuntos relacionados ao estudo e à promoção do bem-estar de pessoas com deficiência na universidade - sejam elas ministradas por professores da mesma instituição ou de instituições diferentes - e a potencial promoção de atividades desenvolvidas em conjunto - tais como feiras e congressos - de abrangência nacional e internacional, conforme as parcerias institucionais formadas na plataforma. Tal pró-coordenadoria também se responsabiliza pelo fomento a cursos de pós-graduação lato-sensu nas temáticas de interesse tanto institucional quanto de outras instituições interessadas em capacitar seu corpo de prestadores de serviços.

 

Responsável: Profa. Natália Duarte Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3408152349657748

 


 

Pró-Coordenação de Extensão

 

A Pró-Coordenadoria de Extensão é responsável por intermediar a relação da academia e do mercado com a comunidade. O desenvolvimento de tecnologias assistivas e de outras tecnologias em saúde precisa da interação com o seu público-alvo para verificar se este é atendido, se as demandas e os produtos desenvolvidos suprem as necessidades demandadas, se as pesquisas feitas atendem problemas marcantes sofridos por pessoas com deficiência e se os produtos desenvolvidos são inovadores a ponto de solucionar intercorrências cotidianas. Nessa Pró-Coordenadoria, os projetos de extensão das IESs ganharão espaço para fomentar a interação academia-comunidade-mercado de maneira a trabalhar a inclusão e a diversidade de maneira estratégica e coerente com as necessidades das pessoas com deficiência. Também tem como responsabilidade articular projetos de extensão dos colaboradores em um programa de extensão institucional.

 

Responsável: Profa. Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5370065742890198

 


 

Pró-Coordenação de Pesquisa

 

A Pró-Coordenadoria de Pesquisa é responsável por fomentar a implementação e consolidação de linhas de pesquisa, desenvolvidas majoritariamente na universidade, voltadas ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e de outras tecnologias em saúde, através do acompanhamento de editais e captação de recursos para a plataforma, considerando as linhas em curso patrocinadas pelos professores enquanto orientadores (cada um em sua respectiva instituição). Nesse sentido, trabalhará em relação estrita com a Pró-Coordenadoria de Ensino, sendo responsável por expandir os horizontes ao verificar financiamentos capazes de impulsionar as linhas de pesquisa aqui fomentadas ou passíveis de fomento dentro do ambiente universitário e em colaboração com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais. Tem também como responsabilidade acatar encomendas de pesquisas da qual tem experiência e tradição em desenvolver, com financiamento do interessado na encomenda.

 

Responsável: Profa. Dra Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury Rosa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1154673226500318

 


 

Pró-Coordenação de Inovação

 

A Pró-Coordenadoria de Inovação é responsável por transformar ideias em produtos tangíveis, pensando sempre nas melhores formas de levar a tecnologia a todos os tipos de deficiência e considerando os fatores socioeconômicos e culturais para tanto. É a porta de entrada para que os parceiros da plataforma e outras entidades interessadas consigam visualizar, de maneira rápida e intuitiva, o resultado dos esforços das outras pró-coordenadorias e da gestão da plataforma. É responsável ainda pela interface com as duas oficinas de produção, dentro do projeto OITA, associado.

 

Responsável: Sr. Henrique Resende - sócio da empresa Visuri

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3365695090552840