O projeto surgiu da proposta inicial de criar uma oficina de soluções tecnológicas para assistência de longa permanência com duas divisões: (1) Divisão de Produção de Baixo Custo – DPBC e (2) Divisão de Produção de Alto Custo – DPAC. Por meio dessas divisões, é possível observar e avaliar os problemas e as necessidades comuns na prática do esporte paralímpico solucionáveis por Tecnologia Assistiva e produzir dispositivos que atendam a essas necessidades. As oficinas estão mais conectadas com as atividades da Pró-Coordenadoria de Inovação – dentro das áreas de atuação da Plataforma – e tem por parceiros a Associação de Centro de Treinamento e Educação Física Especial do Distrito Federal (CETEFE), a VISURI – empresa do setor privado como investidora – e o Parque Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec).


O fortalecimento da capacidade de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de tecnologia assistiva foi primeiramente pensado para atletas que enfrentam algum tipo de limitação física devido à deficiência que apresentam, mas não se encontra limitado a essa parcela do público-alvo da plataforma, uma vez que a as oficinas servem de vitrine para soluções de aplicação generalizada – cada uma com o impacto cuja limitação será atenuada.

 

Alguns dos resultados esperados com a concretização desse projeto são: Produzir protótipos de produtos assistivos passíveis de serem protegidos como registros de software, modelos de utilidade ou patentes; Constituir um ambiente de inovação e desenvolvimento tecnológico que subsidie pesquisas e formação de recursos humanos qualificados no âmbito da graduação e pós-graduação; e Popularizar a ciência e o desenvolvimento tecnológico em nível local, distrital, regional e nacional por meio da organização e participação em eventos educacionais, acadêmicos, científicos e empresariais.

 

[COLOCAR DUAS IMAGENS PARA AS DIVISÕES DE BAIXO E ALTO CUSTO LADO A LADO, COMO EM DUAS COLUNAS NO WORD]

DPBC – SUGESTÃO: colocar a logo do CETEFE junto, pois é a localização principal, o parceiro principal que sedia as atividades de produção de baixo custo;

DPAC – Sugestão: colocar a logo do PCTec junto, na mesma lógica da DPBC.